quarta-feira, 9 de novembro de 2011


                             
Terminologias corretas no contexto Inclusivo
Estar disposto a trabalhar para a construção de um sistema educacional inclusivo significa ressignificar seus saberes e implica na busca constante de novos conhecimentos, seja através de cursos específicos de formação, ou imbuídos do espírito de pesquisa, o qual refere-se Demo (2006) quando diz que   o professor tem que ser um eterno pesquisador.
Assim, se quisermos de fato concretizar o ideário inclusivista em nosso meio, em nosso ambiente laboral, devemos estar atentos a conhecimentos relativos às deficiências, suas especificidades, bem como as terminologias corretas utilizadas.
Oportunamente, apresentamos a atual Terminologia sobre Deficiência na Era da Inclusão. Observem as expressões incorretas comumente utilizadas- e que, portanto,devem ser evitadas-, seguidas de comentários e dos equivalentes termos e grafias corretos:

  •       PORTADOR DE DEFICIÊNCIA

TERMO CORRETO: Pessoa com deficiência. No Brasil tornou-se bastante popular, acentuadamente entre 1986 e 1996, o uso do termo portador de deficiência (e suas flexões no feminino e plural). Pessoas com deficiência vêm sinalizando que elas não portam deficiência; que a deficiência que elas tem não é como coisas que portamos (documento de  identidade, uma maleta, etc.,).
O termo preferido passou a ser pessoa com deficiência. Aprovados após debate mundial, os termos “pessoa com deficiência” e “pessoas com deficiência” são utilizadas no texto da Convenção Internacional de Proteção e Promoção de Direitos e da Dignidade das Pessoas com Deficiência, em fase final de elaboração pelo Comitê Especial da ONU.   

  •      O PARALISADO CEREBRAL (ou pessoa paralisada cerebral)

TERMO CORRETO: A pessoa com paralisia cerebral.
EVITE: “o paralisado cerebral”, “a pessoa paralisada cerebral”, “ paralisia cerebral é uma doença”.
Frase correta: Paralisia Cerebral é uma condição. Muitos confundem doença com deficiência.

  •  PESSOA PRESA A UMA CADEIRA DE RODAS = condenada, confinada

TERMOS CORRETOS: Pessoa em cadeira de rodas; pessoa que locomove-se em cadeira de rodas; pessoa que usa cadeira de rodas. Os termos presa, confinada e condenada provocam sentimentos de piedade. No contexto coloquial, é correto o uso do termo cadeirante.


  • PESSOA DITA DEFICIENTE ou DITAS NORMAIS

TERMO CORRETO: Pessoa com deficiência. A palavra dita nestes casos, funciona como eufemismo para negar ou suavizar a deficiência, o que é preconceituoso.

  •   PESSOA NORMAL

TERMO CORRETO: Pessoa sem deficiência; pessoa não deficiente. A normalidade, em relação às pessoas, é um conceito questionável, relativo e ultrapassado. 
“De perto ninguém é normal.”- Caetano Veloso

  •    PESSOA SURDA MUDA

TERMO CORRETO: Pessoa surda ou dependendo do caso, pessoa com deficiência auditiva. Quando se refere ao surdo, a palavra mudo não corresponde à realidade da pessoa. Diferencia-se entre deficiência auditiva parcial (perda de 4’ decibéis) e deficiência auditiva total ( surdez, cuja perda é superior a 4’ decibéis), perdas essas aferidas por  audiograma.


  •   DEFICIÊNCIA MENTAL

TERMO CORRETO: Deficiência Intelectual. Não se usa mais a terminologia DM, por entender que a deficiência intelectual não está na classificação sensório-motora, trata-se de uma deficiência de ordem cognitiva, intelectual, ocorre no intelecto.

  •  INTEGRAÇÂO -  INCLUSÃO (diferenciação)
 INTEGRAÇÃO: É estar junto do outro (que não significa necessariamente compartilhar, aceitar, dividir e ao mesmo tempo complementar; estamos junto dele, mas não estamos com ele.
 INCLUSÃO: É estar com o outro e todas as implicações que isso nos remete.
REFERÊNCIAS

SASSAKI, Romeu Kasumi. Terminologia sobre deficiência na era da Inclusão. Revista Nacional de Reabilitação, São Paulo, ano 3, n.24, jan./fev. 2002.
DEMO, Pedro. Pesquisa: princípio científico e educativo. São Paulo: Cortez, 13ª Ed. 2006.















              By: Eliene Alves

Nenhum comentário:

Postar um comentário