quarta-feira, 9 de novembro de 2011

Algumas Considerações Sobre Deficiência

Algumas considerações sobre deficiência
Quem são portadores de necessidades especiais?

A Educação Especial é dirigida a educandos portadores de necessidades especiais, ou vulgarmente denominados, deficientes.
Mas quem são pessoas deficientes? Uma pessoa deficiente não pertence a uma classe ou categoria profissional. O termo "pessoa deficiente" serve apenas para caracterizar pessoas que diferem das demais devido a suas disfunções físicas, sensoriais, orgânicas ou mentais, ou, por outra definição, são aquelas pessoas que nasceram com ou adquiriram um déficit intelectual, físico ou orgânico - o que não as impede de serem respeitadas enquanto cidadãos com direitos e deveres.
No site do Centro de Informações Multieducação, portadores de necessidades especiais são portadores de deficiência física, mental, auditiva e visual, portadores de altas habilidades, e os portadores de condutas típicas de síndrome.
Segundo a International Classification of Impairments, Disabilities and Handicaps, uma pessoa com uma necessidade especial é uma pessoa com uma falta ou uma restrição de capacidades para executar atividades, tarefas, habilidades e comportamentos na forma ou âmbito considerado normal para um ser humano.
Outra definição, que dá uma ideia bem clara das dificuldades é que a deficiência seria o gap entre as habilidades que o utilizador possui e as demandas do ambiente, ou seja, tudo que o ambiente necessita que o utilizador saiba/possa fazer e o que ele realmente pode/consegue fazer.
Deficientes ou portadores de necessidades especiais?
Pesquisadores e professores tem se questionado quanto aos termos deficiente e portador de necessidades especiais.
Estudo tem demonstrado que o segundo é mais amplo uma vez que além de se enfatizar a problemática do aluno em si, se preocupa com as metodologias e recursos educacionais para atender as necessidades especiais. 
Causas gerais das Deficiências:
As causas das deficiências são muitas e complexas, muitas vezes não existindo uma única causa. Estão classificadas em:
  • PRÉ-GESTACIONAIS: São aqueles fatores genéticos e hereditários onde a possibilidade de correr um defeito está nos genes dos futuros pais.
  • PRÉ-NATAIS: são aquelas que ocorrem no útero materno, da fecundação ao nascimento.
Dentre os fatores que atingem o bebê no útero pode-se citar:
ü  Idade da mãe: pesquisas demonstram que mães com menos de 20 e mais de 35 anos tendem a gerar um maior núm. de filhos com deficiência do que as que têm entre 20 e 35 anos.
ü  Multiparidade: mulheres com 5 ou mais partos tendem a ter bebês de baixo peso e maior incidência de complicações na gravidez.
ü  Intervalo de gestação: intervalo de menos de 2 anos entre uma gravidez e outra pode provocar crianças de baixo peso ao nascer, além de comprometimentos motores e intelectuais.
ü  Fator RH: atinge os fetos com RH+ cujas mães são factor RH - podendo ocasionar abortos ou deficiências.
ü  Pressão alta: durante a gravidez, além de prejudicar o feto, é a maior causa de morte materna no Brasil.
ü  Rubéola: pode ocasionar síndrome que se caracteriza por defeitos nervosos e mentais, oculares e auditivos, cardiovasculares. Todos os esforços devem ser feitos para identificar e vacinar a mulher susceptível de adquirir a rubéola antes da concepção, já que não existe tratamento para evitar o dano no bebé da grávida infectada.
ü  Sífilis: a mais comum das doenças sexualmente transmissíveis, manifesta-se de forma precoce (até os 6 meses de idade) ou de forma tardia (após os 2 anos). Na sífilis precoce acontecem lesões neurológicas, oftalmológicas, ósseas e de pele. Já na sífilis tardia, ocorrem anomalias dentárias.
ü  Drogas: é o termo que designa tanto os medicamentos como os tóxicos. Os mais consumidos são os analgésicos, diuréticos, antibióticos e tranquilizantes. Entre os tóxicos de maior uso destacam-se o fumo e o álcool. Além desses, a maconha, cocaína, barbitúricos, anfetaminas, elevam as complicações durante a gravidez, com grande possibilidade do nascimento de crianças com sérios problemas neurológicos.
ü  Medicamentos e os tóxicos: podem atingir o bebê através da placenta ou do leite materno.
  • CAUSAS PERI-NATAIS: atingem o bebê durante ou imediatamente após o parto.
  • CAUSAS PÓS-NATAIS: ocorrem após o nascimento.
            Deficiência Motora:
Pessoas com perda total ou parcial da capacidade motora ocasionada por acidentes diversos e/ou lesão cerebral.
Pode-se entender a deficiência física em 5 categorias:
  • Monoplegia: paralisia em apenas um membro do corpo;
  • Hemiplegia: paralisia total das funções de um dos lado do corpo;
  • Paraplegia: paralisia da cintura para baixo comprometendo as funções das pernas;
  • Tetraplegia: paralisia do pescoço para baixo comprometendo as funções dos braços e das pernas;
  • Amputação: quando há falta total ou parcial de um ou mais membros do corpo.
            Observação: O termo PARALISIA CEREBRAL serve para designar um grupo de limitações psicomotoras resultantes de uma lesão no sistema nervoso central. A paralisia cerebral oferece diferentes níveis de comprometimento dependendo da área de lesão cerebral.
Principais causas das deficiências físicas/motoras:
  • Acidentes de trânsito;
  • Acidentes de trabalho: devido principalmente à falta de condições de trabalho, à negligência dos trabalhadores quanto ao uso de equipamentos adequados e etc.;
  • Erros médicos: embora de difícil constatação e comprovação, erros médicos podem levar pessoas a usar cadeiras de rodas ou outro tipo de equipamento;
  • Paralisia infantil: apesar das campanhas de vacinação diminuírem sensivelmente este tipo de doença;
  • Violência urbana: tiros, facadas e o uso de outras armas têm deixado muitas pessoa deficientes físicas;
  • Desnutrição (fome): quando ocorre na infância ou em períodos de gestação, as crianças não têm condições de desenvolver uma série de músculos, comprometendo de forma definitiva movimentos como o andar.

Deficiência Visual
Os deficientes visuais são aqueles cujas perdas visuais parciais ou totais, após melhor correção óptica ou cirúrgica, limitem seu desempenho normal.
É possível classificar as dificuldades visuais em dois tipos básicos:
  • Deficiência Visual Total - onde há perda total ou resíduo mínimo de visão;
  • Deficiência Visual Parcial - onde há resíduos visuais ou de luminosidade.
As principais causas deste problema são o glaucoma e a catarata congênitos, atrofia óptica, diabetes, queimaduras, acidentes e doenças infecciosas.
            Deficiência Auditiva:
A surdez pode ser classificada em 4 categorias:
  • Surdez leve: perda auditiva entre 20dc e 40dc
  • Surdez média: perda auditiva entre 40dc e 70dc
  • Surdez severa: perda auditiva entre 70dc e 90dc
  • Surdez profunda: perda auditiva acima de 90dc            dc = decibéis
Principais causas da surdez:
  • Meningite: causa surdez na pessoa que a contrai independentemente da idade, se não for tratado a tempo ou se for do tipo agudo;
  • Rubéola em gestantes: as crianças geradas de mães que contraem rubéola durante a gravidez têm quase 100% de risco de nascerem surdas, principalmente se ocorrer até quarto mês de gestação. Para que isto seja evitado, é preciso vacinar-se;
  • Acidentes: crianças muitas vezes introduzem objetos no ouvido e acabam ficando surdas.
  • Poluição sonora: é cada vez maior o alerta que médicos fazem em relação à poluição sonora. Desde o barulho das cidades, como o do próprio volume de aparelhos elétricos como TV, fones de ouvido, ..., têm sido considerados grandes inimigos do ouvido e podem levar, principalmente crianças menores, a distúrbios da audição.
            Deficiência Intelectual
Pessoas com padrão intelectual reduzido, consideravelmente abaixo da média normal. Também conhecidos como excepcionais.
É importante saber, a diferença entre doente mental e deficiente mental. O deficiente mental embora tenha problemas de comportamento, sua deficiência não foi causada por eles. O doente mental é aquele que rompe com sua estrutura de vida através de uma doença geralmente de ordem psíquica, como psicopatia e esquizofrenia.
Principais causas:
  • A maior parte das causas é determinada durante a gestação. Neste período, o fumo, droga, álcool e alguns medicamentos podem levar à formação de uma criança com deficiência mental;
  • Causas sociais: desnutrição e fome podem causar uma série de deficiências mentais. Quando não debilitam de forma total causam desenvolvimento retardado de uma série de potencialidades das pessoas.
 Síndrome de Down
O síndrome de Down caracteriza-se pela trissomia cromossómica no par 21 (todos temos 46 cromossomos por célula. Os portadores de Síndrome de Down possuem 47), a mais comum. Fora este caso também podem haver os casos de translação e mosaicismo.
Como é uma síndrome não há uma causa certa para o aparecimento do problema.
As características principais dos portadores desta síndrome são: olhos amendoados, uma prega na palma da mão e, eventualmente, hipotrofia muscular.
            Autismo
Em 1943, o estudioso Léo Kanner definiu o autismo como um diagnóstico de contacto afetivo (para aquelas crianças que não estabelecem relações normais com os outros), atraso na linguagem e na comunicação. Um autista apresenta gestos estereotipados e sugere que seu ambiente deve permanecer inalterado. Embora tenha boa memória, seu sintoma fundamental é o isolamento.
Alguns sintomas de comportamento do autista:
  • Dificuldade de integração com outras crianças;
  • Age como se fosse surdo;
  • Resiste ao aprendizado;
  • Não demonstra medo de perigos reais;
  • Tem risos e movimentos não apropriados;
  • Resiste ao contacto físico;
  • Tem acentuada hiperatividade física;
  • Apego impróprio a objetos;
  • Preferência por objetos giratórios;
  • Às vezes é agressivo e destrutivo;
  • Não "olha no olho". Não mantém contacto visual;
  • Resiste a mudanças de rotina;
Principais causas:
Por se tratar de um síndrome, a medicina, bem como as ciências do comportamento, ainda não identificaram a origem do autismo.
            Altas Habilidades/Superdotados ou Talentosos
O superdotado é o aluno cujo desempenho em uma linha potencialmente valiosa de atividade humana, é consistentemente invulgar. Ele pode ser classificado em superdotado (que tem um desempenho maior em uma área ampla) e o talentoso que tem um talento para uma área específica.
O superdotado necessita de mais educação geral, principalmente nos primeiros anos e o talentoso necessita experiências dirigidas ao seu talento específico.
 Distúrbios de Aprendizagem
Dificuldades de Leitura/Escrita, gerando a troca e inversão de fonemas, causados geralmente, por falhas de percepção visual e auditiva.
As falhas de percepção visual podem gerar trocas de fonemas com semelhanças visuais (p x d) ou na memorização da forma visual da palavra (casa x caza). Para remediar esta situação pode ser feito treinamento na estimulação visual, através de discriminação visual, posicionamento espacial, figura e fundo, coordenação motora e memória visual e no conhecimento da língua em termos semântico e gramatical.
As falhas de percepção auditiva podem gerar trocas de fonemas com semelhanças auditivas (t x d, f x v, c x g) ou na memorização da sequência auditiva da palavra (preda em vez de pedra). Para remediar esta situação pode ser feito treinamento de percepção auditiva, através de discriminação e memória auditiva.  

Fonte:

Nenhum comentário:

Postar um comentário